terça-feira, 3 de maio de 2011

Empresas estrageiras e a afronta á soberania nacional!

O titulO pode parecer exagerado, mas me parece que é apropriado.

Neste texto apresento o exemplo das praticadas adotadas pela Apple ao vender produtos como o tão badalado MAC OS X, que não é tão bom assim, trava tanto quanto o Windows e para realizar as tarefas mais simples, exige que sejam feitas uma série de gambiarras. Por isso leia o texto abaixo e pense se copensa pagar mais do que o dobro dopreço por um produto apple que não faz nada que seus concorrentes mais baratos não façam.


Pois bem

A EULA ou acordo de licença de usuário final é uma espécie de contrato de adesão com o qual o usuário, tacitamente, concorda ao instlar ou usar o o Sistema Operacional da Apple (MAC OS X).

Que o SO oferce facilidades e beneficios em relação ao seuconcorrente direto é inegável.

O que é inadimissivel é o fato de a EULA limitar o uso do SO apenas em equipamentos "produzidos" (projetados seria o termo mais adequado, uma vez que apple não tem fabricas em lugar nehum do mundo e seus produtos são fabricados / montados por terceiros).

A limitação que está iserida na EULA viola principios constitucionais e legais pricipalmente o principio da autonomia privada da vontade e fere o dispositivo do Codigo de Defesa do Consumidor que proibe a venda casada, ou seja, uma empresa não pode condicionar a venda ou uso de um produto ou serviço à compra ou uso de outro produto ou serviço.

Então no momento que alguem ciente de tudo isso escolhe meidante manifestaçao consciente e volutáeria de sua vontade apoiar, difundir ou de qualquer outro meio propagandear os produtos e serviços da empresa não estaria ele em co-autoria ou pelo menos em participação violando o ordenamento jurídico brasileiro e ao final das contas afrontando a soberania nacional uma vez que a Apple é uma empresa com sede e capital toalmente estrageiro ?

Nenhum comentário: